Resenha: Maria do Sol, Alice Raposo

By | 10:15 Leave a Comment

   
 "Ninguém é covarde em todos os aspectos." (Alice Raposo)

   Sinopse:
“Um crime, uma culpa, um fantasma...”
Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.
 Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.
Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.

    A obra Maria do Sol, da escritora Alice Raposo, nos apresenta Pedrinho, um menino que tem poucos amigos, muito solitário. É filho de Vicentinho e Sofia, porém convive mais com a babá, Milena, do que com os próprios pais, pois sempre estão trabalhando para que ele tenha uma vida boa.
     Quando a avó de Pedrinho vai fazer 50 anos ele vai á sua fazen da participar da comemoração e conhece Maria do Sol, uma menina linda e encantadora que rapidamente ganha a amizade dele. Eles começam a conversar e brincar e passam a festa quase toda assim, até quando surge outros amigos de Maria do Sol e ela da atenção a todos. Mas Pedrinho fica com ciúmes e puxa Maria para a piscina e a empurra para a água. Depois deste dia a vida de Pedro mudou completamente. Assombrado pelo fantasma de um crime que não quis cometer, ele teve o fim da infância e o ínicio da adolescência atormentada e isso não ajudou para que eles interagisse melhor com outras pessoas.
    Já jovem ele decide por cursar psicologia na faculdade, anda tendo sonhos com uma que praticamente destruiu sua infância devido aos acontecimentos que ele imagina que tenha acontecido. Assim ele aceita a fazer terapia com um dos seus professores, e essa terapia também ajudaria a concluir o curso na faculdade. Ele se abre com o professor contando os seus medos assim como nunca fez para ninguém. Quando ele se sente melhor o passado decide lhe pregar uma peça e ele se enfrentando o que te causa tanto temor de frente.
    Maria do Sol, nos mostra como situações e acontecimentos mal entendidos podem transformar uma pessoa e mudar sua vida pra sempre. A linguagem é simples e direta. Alice nos mostrou como é necessário dar atenção a crianças e suas mudanças de comportamento, pois traumas de infância as pessoas carregaram por toda a vida se não forem ajudados.
È um livro de leitura rápida, porém que se vale à pena conhecer e adquirir. Recomendo.


Maria do Sol está disponível no site da Livraria Entre Livros, para comprar basta clicar no link, ou acessar o site da autora http://www.aliceraposo.com/.  




0 comentários:

Postar um comentário