Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

By | 17:35 Leave a Comment

   
 "Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária." (Ransom Riggs)

Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. 



    O livro é bem interessante e me atraiu principalmente pela curiosidade de saber a peculiaridade das crianças, imaginei ser uma história de terror. A historia narrada no livro é acompanhada de algumas fotos que não deixa de dar um susto, principalmente por que são colocadas em pontos estratégico, aguçando mais ainda nossa curiosidade.  O autor diz que as fotos são reais, emprestadas de um amigo colecionador de fotografias antigas. Bem interessante o que nos leva a imaginar de onde surgiu a inspiração para o livro.
     Ransom Riggs nasceu na Flórida, Estados Unidos, e formou-se em cinema e TV pela Universidade do Sul da Califórnia, onde vive atualmente. Como cineasta, realizou vários curtas-metragens; nas horas vagas, é blogueiro e repórter especializado em viagens. Seu primeiro romance, O Orfanado da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, tornou-se rapidamente um sucesso de público e crítica.
     A ideia inicial de Ransom Riggs para o livro era fazer um livro de fotografias antigas, pitorescas, que, assumindo uma determinada sequência, contariam uma história visual. A partir daí, Riggs teve a feliz ideia de criar uma narrativa e usar as fotografias para ilustrar a história. O resultado pode ser visto no livro, que também já foi adaptado para o cinema pela Fox, com direção de Tim Burton. O filme tem estreia prevista para 30 de setembro de 2016 nos EUA. Assista o trailer clicando aqui.
     Depois que li o livro a ansiedade aumentou ainda mais, pois um motivo de eu ter lido também foi ter visto o trailer e saber que foi baseado em um livro. Adorei a forma como é contada a história, apesar de ele ser um escritor jovem, é talentoso o  que mostra que trará ótimas surpresas pra gente. Seus personagens também nos atraem muito para a história e tecem uma trama que nos faz não querer largar o livro.
      As fotografias deixam a trama ainda mais interessante, e contagiosa, em preto e branco elas demonstram alguns personagens da narrativa entre outras coisas. Alguns dos personagens são bizarros; outras fotografias são assombrosas; e algumas me trouxeram a sensação de algo que foi perdido e esquecido no tempo, coisas inimagináveis. Na medida em que lia a trama e via as fotos imaginava e logo na próxima página encontrava algo que na minha imaginação em certos pontos, não era tão assombroso.
     O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma obra muito peculiar, sem dúvida alguma. Um tanto inquietante, tenso, misterioso e sinistro, porém, nada que faça você perder o seu sono. A narrativa de Riggs nos convida a viajar por um mundo que parece feito de sonho, onde nem tudo o que parece ser é, de fato, o que parece ser.

      Jacob o protagonista, após a morte de seu avô nos leva a uma trama extremamente convidaditiva. Os personagens e as fotografias também são de mais, o mistério que envolve a Srta. Peregrine, o orfanato e as crianças peculiares que lá vivem. Sem dúvida é uma ótima historia que agrada todas as idades. Pra quem gosta de livros com um pouco de mistério, um toque sombrio e visual gótico é uma excelente opção.


0 comentários:

Postar um comentário