Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

By | 22:38 Leave a Comment

   
 "Eu me tornei uma pessoa totalmente diferente por sua causa." (Jojo Moyes)

Sinopse:  "Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."

    E aí galera tudo OK? Vim contar um pouquinho do livro Como eu era antes de você pra vocês. Este ano a obra de Jojo Moyes irá se tornar filme, o lançamento está previsto para abril e estou super ansiosa para ver o filme. Em relação ao livro só tenho uma coisa a dizer... É maravilhoso! Apaixonei-me por essa obra, é emocionante, nunca tinha lido livros da Jojo Moyes, e confesso que gostei muito. É um livro para analisar e pensar sobre cada palavra dita por William Traynor.
Os protagonistas são Louisa Clark e Wiil Traynor. Wiil um homem rico, inteligente, que ama se aventurar, mas em um dia chuvoso sofre um acidente e fica tetraplégico. Louisa que acaba de perder o emprego e tem um namoro que dura já há 7 anos, busca um trabalho e arruma uma oportunidade como cuidadora, que por um “acaso” será de Will. Ela assina um contrato de 6 meses e é nesse período que ocorre  a trama.
     Jojo Moyes nos mostra dois lados, que sim é possível um tetraplégico viver e aproveitar a vida, que pessoas como Will, perdem a vontade de viver e lutar, porém vemos também na TV que muitos buscam uma forma de conviver com suas dificuldades e assim ser feliz. Mostra-nos que não devemos desistir de lutar por qual quer que seja a dificuldade encontrada. Também vemos como é degradante, desgastante e até mesmo humilhante em muitos casos iguais a esse e como pessoas com deficiência não têm o acolhimento necessário. É triste ver no livro as limitações de Wiil por ser um cadeirante.


 “E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado coma possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim”.

     Louisa chega exatamente quando Wiil está precisando de uma companhia, alguém para alegrá-lo. Ambos se transformam sem perceber, quando passam a conhecer um ao outro melhor. Will mostra para Louisa como ela pode melhorar suas percepções a respeito do mundo, que ela tem muito que viver e aproveitar e ela mostra a Will, que ainda pode viver aventuras mesmo sendo um cadeirante.
    É muito bom Jojo Moyes, nos faz ter uma breve reflexão sobre o que consideramos nossas limitações, que apesar de qual quer que seja a nossa dificuldade ou problema, sempre há uma solução mesmo que seja difícil encontrar. De certa forma só dá pra compreender alguns pontos lendo, e meu conselho é que vocês leiam, tenho certeza que irão gostar tanto quanto como eu!

Vou deixar aqui o trailer do filme, caso vocês desejem dar uma conferida! Muito Obrigado galera até a próxima!


Você pode comprar esse livro na Amazon, por meio desse link e ainda contribuir com o site!
 Como Eu Era Antes de Você

0 comentários:

Postar um comentário